| Mazda 818 coupe de Flavio Vareta | |
|
+5Umtali Admin RuiMadeira Blackbones Flavio Vareta 9 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Admin Admin
Mensagens : 212 Data de inscrição : 31/03/2009 Idade : 39 Localização : Cantanhede
| Assunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta Qui Dez 17, 2009 1:18 am | |
| Está a ficar extraordinário!!! Parabéns | |
|
| |
Flavio Vareta
Mensagens : 111 Data de inscrição : 01/11/2009 Idade : 39 Localização : Ourém
| Assunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta Qui Dez 17, 2009 11:15 pm | |
| boa noite.sim é verdade o pior já passou mas continuo sem poder dar uma volta no meu 818, que neste momento é a coisa que mais anseio. espero que depois de todo este trabalho não me dê problemas de maior.em principio isso não irá acontecer pois desde o inicio do restauro sempre me preocupei em fazer tudo da melhor maneira possível, mesmo que isso ás vezes me custa$$e mais do que aquilo que tinha (em certa parte essa foi uma das razões que levou este restauro a durar tanto tempo). | |
|
| |
RuiMadeira
Mensagens : 297 Data de inscrição : 02/10/2009 Idade : 51 Localização : Loures Lisboa
| Assunto: Da-ssse! Dom Dez 20, 2009 5:55 pm | |
| Isto é que é um restauro! Anda ai muita cara de cu a dizer que repara ate ao osso... Mas são tangas!!! Muito bom, muito bom! Parabens! | |
|
| |
Blackbones
Mensagens : 196 Data de inscrição : 10/10/2009 Idade : 39 Localização : Chaves
| Assunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta Seg Dez 21, 2009 9:29 am | |
| muito bom sim sr. Parabéns | |
|
| |
Flavio Vareta
Mensagens : 111 Data de inscrição : 01/11/2009 Idade : 39 Localização : Ourém
| Assunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta Seg Dez 21, 2009 9:21 pm | |
| obrigado a todos pelos elogios. é sempre bom saber que fizemos um bom trabalho e que este é apreciado por outros entusiastas.quando nos dirigem este tipo de elogios ficamos com o ego do tamanho do mundo.primeiro por termos feito um bom trabalho e em segundo por sermos os felizes proprietários destas belas máquinas.apesar de ter dado imenso trabalho acho que valeu a pena e pelos vistos não sou o único a ter esta opinião. | |
|
| |
Flavio Vareta
Mensagens : 111 Data de inscrição : 01/11/2009 Idade : 39 Localização : Ourém
| Assunto: MOTOR Seg Dez 21, 2009 10:31 pm | |
| aqui fica o tratamento que dei ao motor do meu mazda. não foi nada de especial pois foi tudo feito em casa, qualquer um de nos pode fazer este tipo de trabalho em casa. Não sei se fiz bem ou não mas não abri o motor, uma vez que quando o levei pra oficina ele foi a andar pelos seus próprios meios e o trabalhar dele era certinho como um relógio, foi por isso que pensei que não havia necessidade de desmontar o motor (se calhar pensei mal...) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]aqui estão as fotos dele ainda montado no carro.foi assim que o encontrei, sujo e cheio de ferrugem.tratei logo de o tirar do carro e levei o pra casa pra começar a trabalhar nele.desmontei tudo o que dava pra desmontar no exterior do motor e tirei lhe também toda a parte eléctrica.de seguida isolei com plástico todos os orifícios que davam pro interior do motor e alguns contactos eléctricos que não consegui tirar.no final de toda esta preparação estava pronto pra ir ao banho.com uma maquina de lavar á pressão e um desengordurante apropriado pra lavagem de motores lavei o motor pra ficar livre de toda a sujidade mal agarrada e restos de óleo ou massa.ficou a secar. no dia seguinte foi passado uma escova de arame e lixa pra o preparar pra pintura e onde estava a ganhar uns pontos de ferrugem levou um "conversor de ferrugem" que queima a ferrugem e transforma a em material aderente á pintura.de seguida foi aplicada uma tinta de altas temperaturas preta e prateada.no fim da tinta secar, a parte prateada levou uma camada de verniz, isto para que quando se estiver a colocar óleo no motor e se por acaso salpicar um pouco pra pintura esta não ficar estragada com o óleo. e também porque fica mais bonito com a cabeça do motor a brilhar... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]depois de estar bem seco começou se a montagem das peças que tinha retirado do motor.tudo o que era em plástico foi lavado e desengordurado.o motor de arranque e o alternador levaram a mesma preparação do motor e a mesma pintura.os cabos que ligam as velas ainda são os mesmos mas um dia destes quando tiver tempo (entenda se €€€) ainda coloco uns novos. | |
|
| |
Umtali
Mensagens : 111 Data de inscrição : 27/10/2009 Idade : 62 Localização : Oliveira de Azemeis
| Assunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta Seg Dez 21, 2009 10:41 pm | |
| - Citação :
- Não sei se fiz bem ou não mas não abri o motor, uma vez que quando o levei pra oficina ele foi a andar pelos seus próprios meios e o trabalhar dele era certinho como um relógio, foi por isso que pensei que não havia necessidade de desmontar o motor (se calhar pensei mal...)
Uma coisa que eu aprendi com os entendidos é que especialmente nos nossos motores NÃO devemos mexer ... se não for preciso mais vale deixar como sairam da fábrica !!! | |
|
| |
Flavio Vareta
Mensagens : 111 Data de inscrição : 01/11/2009 Idade : 39 Localização : Ourém
| Assunto: CARBURADOR Seg Dez 21, 2009 10:54 pm | |
| aproveitei o facto de ter tirado o carburador do motor pra lhe dar também uma limpeza.foi todo passado por diluente e esfregado com uma escova pequena pra conseguir tirar toda a sujidade (parece que estava cheio de massa consistente misturada com pó e terra) ate tive que andar com o bico de uma chave pra conseguir tirar o lixo dos cantos mais apertados e difíceis. aqui está o antes: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]e o depois: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | |
|
| |
Flavio Vareta
Mensagens : 111 Data de inscrição : 01/11/2009 Idade : 39 Localização : Ourém
| Assunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta Seg Dez 21, 2009 11:04 pm | |
| - Umtali escreveu:
Uma coisa que eu aprendi com os entendidos é que especialmente nos nossos motores NÃO devemos mexer ... se não for preciso mais vale deixar como sairam da fábrica !!! então parece que fiz a escolha acertada.e ainda bem porque se vou a abrir o motor era mais um sitio onde ia gastar uns euros valentes, e eles já são tão poucos... | |
|
| |
Flavio Vareta
Mensagens : 111 Data de inscrição : 01/11/2009 Idade : 39 Localização : Ourém
| Assunto: CAIXA DE VELOCIDADES Seg Dez 21, 2009 11:20 pm | |
| como não podia deixar de ser tive que dar um tratamento idêntico a caixa de velocidades.foi lhe também retirado todas as peças exteriores e todos os orifícios foram isolados.procedeu se a lavagem da mesma e no fim de estar completamente seca pintou se de prateado.de seguida foi só deixar secar e voltar a montar as peças que se retiraram. (a embraiagem ainda estava em boas condições logo não houve necessidade de se colocar uma nova) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | |
|
| |
Blackbones
Mensagens : 196 Data de inscrição : 10/10/2009 Idade : 39 Localização : Chaves
| Assunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta Ter Dez 22, 2009 2:25 pm | |
| ai tanta inveja que tenho.....
Muito bom sim sr.
Parabéns novamente.
PS: quero um baixo e um amigo que se mande comigo a estas aventuras..... | |
|
| |
Flavio Vareta
Mensagens : 111 Data de inscrição : 01/11/2009 Idade : 39 Localização : Ourém
| Assunto: INTERIORES Ter Dez 29, 2009 2:38 pm | |
| como disse anteriormente grande parte do trabalho de restauro foi feito por mim em casa. todo o interior do carro sofreu um tratamento de beleza aprofundado.tudo o que é relacionado com napa e tecido foi feito por um estofador mas o que é feito de plástico ou borracha foi tratado por mim, desde o tablier, aos puxadores das portas, bem como todos os outros plásticos que se encontrassem no interior do carro. foi tudo desmontado, lavado e desengordurado.onde havia plástico partido tive que o colar e até em alguns sítios tive que comprar uma cola especial que no fim de seca transforma-se em plástico bastante rijo. depois, com a ajuda de umas brocas e lixas moldou-se e desgastou-se esse plástico até ficar com a forma desejada.de seguida foi aplicada 2 ou 3 demãos de uma tinta própria para plásticos para ficarem como novos.depois foi só deixar secar e coloca-los no lugar correcto. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | |
|
| |
McR
Mensagens : 4 Data de inscrição : 26/12/2009
| Assunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta Qua Dez 30, 2009 10:37 pm | |
| Parabéns pelo trabalho. Adoro ver processos de restauro de automóveis tal como estão aqui descritos, com fotos e comentários...passo por passo. Dá mesmo vontade por mão à obra É um sonho que tenho... um dia meter-me numa aventura semelhante para ocupar os tempos livres. Encontrei este forum por mero acaso quando andava a procura de alguma informação sobre um tal de Mazda 818 que o meu primo tem enfiado num barracão há uma porrada de anos, cujas linhas sempre me fascinaram. E foi com enorme surpresa que encontro este forum (desde já os meus parabéns pela iniciativa. Não há muitos carros que têm este privilégio. O raio do 818 deve ser mesmo bom). Actualmente encontro-me a ponderar pegar no carro e dedicar-me a restaurar. Por isso, não resisto a perguntar em quanto vai a conta (€€). Continuação desse bom trabalho. PS - já agora aproveito a oportunidade para perguntar como se comporta o carro a fazer uns power slides? Tem power suficiente para o atravessar e controlar? Dá pra dar umas voltas seguidas a rotundas em drift? Abr | |
|
| |
Flavio Vareta
Mensagens : 111 Data de inscrição : 01/11/2009 Idade : 39 Localização : Ourém
| Assunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta Qui Dez 31, 2009 12:54 pm | |
| viva McR, em primeiro lugar agradeço os elogios, é sempre bom saber que fizemos um bom trabalho. agora relativamente ao projecto que tas a pensar iniciar é assim, se tens bastante tempo livre e gostas de carros clássicos então dedica te a restaurar um destes veículos e vais ver que lhe vais dar muito mais valor pois foi um automóvel recuperado por ti, e em que dedicas te muito sangue e suor.
em relação ao preço isso é muito subjectivo e tem muitas variáveis, tudo depende do trabalho que queres fazer no carro e como o queres fazer, e depende também em que condições se encontra o carro agora. como podes ver no inicio do meu restauro o carro tinha muitos mas mesmo muitos podres, o que aumentou em muito o valor da reparação de chapa. depois tens aquilo que queres fazer no carro, ou seja se ele não estiver muito mau e quiseres gastar pouco dinheiro podes só dar uma pintadela por fora e trocar uma peça ou outra que esteja em pior estado e fica a parecer novo, penso que por volta de 2000€ já consegues reparar alguma chapa e dar uma pintura nova ao carro. ou então podes ser mais radical como eu e começar tudo do zero, desmontas tudo, restauras tudo e voltas a colocar tudo no lugar, mas para isso tens que perder o amor ao dinheiro, ter muita paciência e ambição e também muito tempo livre pra gastares de volta dele. mas para te falar de restauros tens aqui pessoal no fórum com muito mais experiência e aptidões do que eu pra te aconselhar sobre o que fazer.antes de tomar qualquer decisão fala com os "experts" do restauro porque agora tas a falar com um mero aprendiz que ainda agora se iniciou nestas andanças.
não faço a mais pequena ideia do tempo que já perdi (foram muitos mas mesmo muitos domingos fechado na garagem) mas pra teres uma pequena ideia do que já gastei digo te só que já passou em muito os 10mil€. o restauro atingiu estes valores porque desde o inicio que tomei a decisão que queria um carro impecável e que não me desse problemas no futuro.queria um carro que marcasse pela positiva. com isto não te quero de maneira nenhuma desmotivar ou tirar o interesse pelo carro.se gostas de desafios e tens interesse pelo mazda então vai em frente, dou te todo o meu apoio.
acerca da potencia e do prazer de conduzir uma maquina destas não te posso dar grande ajuda pois ainda só tive oportunidade de andar uns meros 2 ou 3km, repartidos por 3 ou 4 dias, antes de o ter mandado pra oficina. só cheguei a andar lá pela rua pois como não tinha seguro e o carro tinha a bomba dos travões colada e só conseguia travar com o travão de mão, não consegui desfrutar do prazer que a condução de um carro destes deve oferecer. apesar disso ainda consegui por o carro a derrapar na 4ªvelocidade e com 3 manos lá dentro, só por isto já deixa adivinhar que deve ser um carro muito nervoso quando se carrega no acelerador.
o carro saiu agora do estofador e está no electricista, mas espero muito em breve matar as saudades que tenho de dar uma volta nele.
um abraço e força no restauro
Última edição por Flavio Vareta em Qui Fev 03, 2011 11:40 pm, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Blackbones
Mensagens : 196 Data de inscrição : 10/10/2009 Idade : 39 Localização : Chaves
| Assunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta Seg Jan 04, 2010 7:20 pm | |
| Com gosto e satisfação te digo que investiste mais tempo e trabalho nesse restauro do que eu no meu.
Falo de interiores pois a minha paciencia foi toda para a chaparia do meu.
Ver este restauro dá-me animo para um futuro não longinquo.
Parabéns. | |
|
| |
Flavio Vareta
Mensagens : 111 Data de inscrição : 01/11/2009 Idade : 39 Localização : Ourém
| Assunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta Qui Jan 07, 2010 8:00 pm | |
| é mesmo assim os restauros, ao inicio é uma dor de cabeça dos diabos mas com a continuação do trabalho começamos a ganhar algum ânimo. ao vermos renascer um clássico sabemos que todo o trabalho valeu a pena, principalmente se o clássico for nosso e pudermos dar umas voltas nele... um abraço | |
|
| |
Blackbones
Mensagens : 196 Data de inscrição : 10/10/2009 Idade : 39 Localização : Chaves
| Assunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta Sex Jan 08, 2010 6:51 pm | |
| | |
|
| |
Admin Admin
Mensagens : 212 Data de inscrição : 31/03/2009 Idade : 39 Localização : Cantanhede
| Assunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta Sáb Jan 16, 2010 9:46 pm | |
| Que excelente trabalho! PARABÉNS | |
|
| |
joaocunha
Mensagens : 12 Data de inscrição : 19/02/2010 Idade : 52
| Assunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta Dom Fev 21, 2010 11:49 am | |
| Restauro no mínimo fenomenal.muitos parabéns. | |
|
| |
Admin Admin
Mensagens : 212 Data de inscrição : 31/03/2009 Idade : 39 Localização : Cantanhede
| Assunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta Dom Fev 21, 2010 3:07 pm | |
| Boas Flávio! Como ficaram os bancos? Vai dando noticias e colocando fotos para ficarmos babados a olhar para essa beleza Abraço | |
|
| |
Flavio Vareta
Mensagens : 111 Data de inscrição : 01/11/2009 Idade : 39 Localização : Ourém
| Assunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta Ter Fev 23, 2010 11:41 pm | |
| viva pessoal, boa noite a todos e mais uma vez obrigado pelos elogios. o carro saiu esta semana do electricista, e já está no mecanico. espero que não haja nenhum contratempo para atrasar ainda mais a minha viagem inaugural, se bem que agora o tempo não está nada agradável pra dar umas voltas num carro de tracção traseira. já tenho as fotos dos estofos mas não consigo passar las pro pc porque tenho a entrada USB estragada.entretanto vou mandar formatar o pc e tentar resolver esta situação. estou ansioso pra saber as vossas opiniões acerca dos estofos. eu gosto bastante e toda a gente que o ve tambem tem uma opinião positiva. agora falta a aprovação dos "experts" dos 818.
um abraço e até breve... | |
|
| |
Flavio Vareta
Mensagens : 111 Data de inscrição : 01/11/2009 Idade : 39 Localização : Ourém
| Assunto: ESTOFOS Ter Mar 23, 2010 11:04 pm | |
| boa noite pessoal.o carro ta a sair do mecânico e pronto a andar. agora só falta ir a inspecção (e passar) e dar umas voltas nele pra aproveitar o tempo perdido.em principio se tudo correr bem vou amanha buscar lo ao mecânico e vou fazer os meus primeiros quilómetros nele. vou agora colocar as fotos dos estofos pra saber a vossa opinião.não estão 100% originais mas estão ao meu gosto e acho que é o mais importante. como podem ver pelas fotos os tapetes foram cozidos por baixo com um plastico grosso para evitar que qualquer tipo de humidade estrague os tapetes.assim mesmo que entre agua no carro os tapetes estarão sempre secos.mandei tambem acrescentar um pouco mais de espuma nas abas laterais dos bancos para ficarem mais parecidos com backets. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | |
|
| |
Blackbones
Mensagens : 196 Data de inscrição : 10/10/2009 Idade : 39 Localização : Chaves
| Assunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta Qua Mar 24, 2010 12:22 am | |
| muito bonitos! Espero ter um dia destes o privilegio de conduzir com o meu ao lado do teu e de todos os 8's daqui... Parabéns pelo trabalho e dedicação (que me falta tanto) hehehehe...mas ao menos ainda nao o vendo. | |
|
| |
Admin Admin
Mensagens : 212 Data de inscrição : 31/03/2009 Idade : 39 Localização : Cantanhede
| Assunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta Qua Mar 24, 2010 1:02 am | |
| Flávio ficou um trabalho 5* Costumo vir cá ver muitas vezes o teu restauro, acho que está exemplar, e acredita que me dá forças e coragem para me dedicar ao meu Só falta um radiozinho da época Vai dando notícias | |
|
| |
Flavio Vareta
Mensagens : 111 Data de inscrição : 01/11/2009 Idade : 39 Localização : Ourém
| Assunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta Qua Mar 24, 2010 11:18 pm | |
| boa noite camaradas. fico contente por ser um bom exemplo pro pessoal que quer iniciar ou continuar o restauro do seu classico. pelo que me da a entender parece que os estofos estão aprovados pelo pessoal dos 818s. que não vos falte coragem e dedicação pra terminarem as vossas maquinas pois vou estar a espera de os ver num futuro encontro de 818s... | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta | |
| |
|
| |
| Mazda 818 coupe de Flavio Vareta | |
|