Os nossos amigos podres…
Nos três 818 que conheço, estes tem aparecido em zonas muito díspares, no catálogo de apresentação do carro, o construtor fala em tratamento anticorrosão, e o que é certo é que é mesmo provável que este o tenha senão vejamos!
As portas têm nas purgas uns furos ridiculamente pequenos, é muito fácil no inverno, estas se encherem de água, por entupimento destes! Aos meus, desforrei as 4 portas enchi estas com água e gasolina e com o jacto de água desta, arranquei parte do pó e terra acumuladas, dos anos de uso, e com ajuda dum “Brocas” e alarguei furos de purga! (Atenção não usar o Berbequim sem antes ver se a porta não estará cheia de água, porque senão, esta cai sobre o mesmo que é eléctrico!!) Depois dos furos feitos, borrar os mesmos com Tinta de Aparelho ou Zinco em Spray para travar a corrosão! Devem ser dadas várias camadas. Nas portas a corrosão aparece, mas não muito a fundo, apenas sobre pequenos pontos de bolhas, também devido ao excesso de material largado pelos pintores e dos anos de pintura e reparações que estas já sofreram, todas estas á base de “Queijo” (Betume de Pedra). Nas embaladeiras é que estão as zonas que julgo serem mais críticas, devem ser cortadas e postas novas nos pontos de soldadura de origem.
E banhadas por dentro em Zinco, e depois cera. As Torres da frente no Cofre do Motor também aparecem podres, as vezes dissimulados debaixo de Fibra ou “Queijo”, porque há acumular de água nessa zona! Por fim temos os “Aros” dos vidros da frente e de trás, onde a água também espera a corroer! É curioso que quando fui ver um 818 Coupé aqui pela zona, este carro sempre de garagem e muito estimado sem aparência de algum restauro, na parte de trás, reparei que tinha duas purgas nos extremos dos vidros na parte de baixo em cada ponta destes, para escoar a água que ali fica, tinha sido uma modificação muito discreta que o proprietário tinha feito e que resultou muito bem.