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 Mazda 818 coupe de Flavio Vareta

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Flavio Vareta



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MensagemAssunto: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta   Dom Nov 22, 2009 11:33 pm

viva pessoal! vou dedicar este tópico ao restauro do meu Mazda.vou postando aqui as fotos que tirei durante o processo de restauro conforme posso.infelizmente o tempo disponível para postar todas as fotos (que são muitas) não é muito mas á medida que me for possível vou adicionando mais. como o prometido é devido aqui vos deixo umas fotos daquilo que eu passei nestes últimos 3 anos:

O ALVO DO RESTAURO
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ESTE TIVE DE O COMPRAR APENAS PARA RETIRAR ALGUM MATERIAL QUE TINHA EM FALTA
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TO BE CONTINUED...
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MensagemAssunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta   Seg Nov 23, 2009 8:36 am

o problema destes mazdas é mesmo o tamanho, normalmente é preciso uma garagem enorme para eles. Já que quando
se compram, passado uns tempos é necessário outro para peças Laughing Laughing Laughing Laughing
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MensagemAssunto: Agora ja sei....   Seg Nov 23, 2009 6:03 pm

Agora já sei porque é que há poucos 818 Coupes... Vocês mamam-nos todos!!! É um para restaurar e outro para peças! Daa-see!! E eu é que sou o fanático!! Ok, mas tem de ser mesmo assim, quando um gajo vai as peças abrem a boca até ao céu!! Mas dizia eu, que estás com montes de sorte porque eu ando a ver se arranjo uns bancos desses que tens no Vermelho para o do meu Pai! ( os bancos de origem) ficam espectaculares e são bem melhores que aquela cagada que vieram montados quando o comprou, e agora que digo isto não sei se não será o caso, de esses bancos tipo "backet" não terem sido pagos a parte, tipo um extra! study Boa Sorte Exclamation
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Flavio Vareta



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MensagemAssunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta   Seg Nov 23, 2009 9:50 pm

epa tem que ser assim, acho que mais vale um a andar do que 2 a cair de podre. eu só precisava dum vidro e dum pára-choques e tive que trazer o carro todo. eu penso que aqueles bancos tipo backet pertencem aos 818 que foram fabricados uns anos mais tarde, penso eu que a partir de 1976. Os bancos do vermelho devem ir pro lixo. infelizmente não tenho espaço suficiente pra guardar todo o material que sobrou. a não ser que apareça alguém interessado !!!??
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MensagemAssunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta   Seg Nov 23, 2009 10:14 pm

Para o lixo n mandes nada lol!
Um colega meu anda a ver se de uns 3 ou 4 faz um em condições.
Nós já falamos com o grande Bessa que está a tratar de um chassis e outro 818 para peças.
O meu colega, o SirGt do fóurm, entra em contacto contigo.
Manda-lhe uma PM com o teu contacto.

Abraço
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MensagemAssunto: DESMONTAGEM   Seg Nov 23, 2009 10:23 pm

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depois de escolher os melhores painéis pra restaurar foi assim que eles ficaram "despidos"...
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MensagemAssunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta   Seg Nov 23, 2009 10:38 pm

Admin escreveu:
Para o lixo n mandes nada lol!
Um colega meu anda a ver se de uns 3 ou 4 faz um em condições.
Nós já falamos com o grande Bessa que está a tratar de um chassis e outro 818 para peças.
O meu colega, o SirGt do fóurm, entra em contacto contigo.
Manda-lhe uma PM com o teu contacto.

Abraço

eu já falei com o Bessa acerca disso, e ele anda a ver se arranja pessoal que fique com algumas coisas pois é um crime deitar este material fora quando há tanta gente a precisar delas. enquanto não acabar o meu restauro não me desfaço de nada porque nunca se sabe se ainda irei precisar de alguma peça.depois do restauro concluído tenho que me livrar daquele chassis pois não tenho aqui espaço prós 2 carros.
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MensagemAssunto: INICIO DO RESTAURO   Sex Nov 27, 2009 7:57 pm

assim que o restauro iniciou, começou se por remendar os buracos e chapa podre que estavam a vista. como o carro ia ao jacto de areia, convinha ir já com alguma chapa reparada caso contrario saía de lá tipo "queijo suíço" e deixava de ter ponta por onde se pegasse.
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como podem ver pelas fotos, o carro estava numa boa miséria.teve que levar um grande tratamento de chapa e perdeu se bastante tempo (€€€) só para reparar alguma chapa podre e buracos.


Última edição por Flavio Vareta em Dom Nov 29, 2009 10:52 pm, editado 2 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta   Sex Nov 27, 2009 8:11 pm

Citação :
tenho que me livrar daquele chassis pois não tenho aqui espaço prós 2 carros


Se não o tiveres despachado e se estiver em bom estado podemos combinar qualquer coisa ... posso leva-lo para Ansião (Já agora, tem docs?)
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MensagemAssunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta   Dom Nov 29, 2009 9:12 pm

viva, boa noite. ainda não o despachei mas só o vou fazer quando tiver terminado o restauro do outro, pois nunca se sabe se ainda vou precisar de alguma peça. (sim, tenho os documentos)
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MensagemAssunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta   Seg Nov 30, 2009 7:23 pm

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e finalmente estava pronto pra ir ao jacto de areia.os podres maiores já estavam reparados e as folgas e os encaixes dos painéis acertados. agora faltava saber se quando o jacto de areia retirasse a pintura não iria mostrar mais misérias.
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MensagemAssunto: JACTO DE AREIA   Qua Dez 02, 2009 9:22 pm

terminado o jacto de areia levou logo uma camada de primário nas zonas onde foi retirada a tinta, pra proteger contra a ferrugem. decidi jogar pelo seguro e não foi aplicado o jacto de areia nas laterais e no tejadilho pois como é uma chapa muito fina estava arriscado a empenar a chapa devido a força do jacto de areia.
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MensagemAssunto: REMOÇÃO DA PINTURA VELHA   Qua Dez 02, 2009 10:10 pm

nesta fase retirou se o resto da tinta velha que não se tirou com o jacto de areia.lixou se as laterais e o tejadilho ate sair toda a tinta.de seguida colocaram se as portas e o resto dos painéis pra terem o mesmo tratamento.mas antes passaram pelo jacto de areia pra serem limpos nas zonas com chapa mais resistente.no caso das portas a zona das dobradiças, da fechadura e aro da janela. não esquecendo de dar primário nas zonas acabadas de lixar pra não dar hipótese a ferrugem de atacar.
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MensagemAssunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta   Qua Dez 02, 2009 10:40 pm

Excelente trabalho!!! cheers

Muito bom mesmo. Parabéns por todo o esforço que estás a ter cheers
Estou a seguir o restauro muito atentamente...

Continua, estás num bom caminho Very Happy

Abraço
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MensagemAssunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta   Qui Dez 03, 2009 4:11 pm

Brilhante mesmo, e o rapaz trabalha mesmo bem Wink

Na vejo a hora de me por de volta de um tambem
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MensagemAssunto: CHARRION   Qui Dez 10, 2009 8:33 pm

Estas peças sofreram um tratamento semelhante ao feito no resto da carroçaria. foram ao jacto de areia onde se retirou toda a ferrugem e restos de tinta velha.de seguida aplicou se um primário epoxi e por fim pintou se de preto.no final ficaram com este aspecto...
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MensagemAssunto: APLICAÇÃO DO BETUME   Qui Dez 10, 2009 8:54 pm

para corrigir as imperfeições deixadas na chapa devido aos muitos remendos que levou por toda a carroçaria,teve que levar um barramento com massa em toda a parte exterior do carro,sendo de seguida lixado, ate ficar com um acabamento liso e sem qualquer tipo de marcas.
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Já na secção de pintura, levou uma camada de uma massa muito fina que foi aplicada á pistola, sendo novamente lixada.esta passagem de massa serviu unicamente para tapar qualquer tipo de buraco ou micro fissura que pudesse ter escapado ao olho humano, e que mais tarde se viesse a notar no fim de ter a pintura.
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entretanto verificou se as folgas e os encaixes do para choques traseiro.este para choques foi feito pelo bate chapas, uma vez que já tinha corrido todas as sucatas e lojas de peças aqui da zona e não consegui arranjar nenhum.e também porque ainda não se tinha criado este fórum (de certeza que arranjava aqui algum). na altura foi a solução que arranjei e até acho que não fica lá mal.
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MensagemAssunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta   Qui Dez 10, 2009 10:57 pm

Assim é que deve ser feito um restauro ... parabéns Flávio ! cheers
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MensagemAssunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta   Qui Dez 10, 2009 11:08 pm

Impecável cheers
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MensagemAssunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta   Sex Dez 11, 2009 10:06 pm

obrigado pelos elogios.é sempre bom saber que fizemos um bom trabalho, pelo menos foi com essa intenção que entrei nesta aventura.
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MensagemAssunto: APLICAÇÃO DO PRIMÁRIO   Sex Dez 11, 2009 10:33 pm

Como preparação para a pintura foi dado um primário para cobrir todas as massas aplicadas anteriormente.com este primário o carro ficou pronto pra levar o acabamento final.
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MensagemAssunto: INICIO DA PINTURA   Sex Dez 11, 2009 11:42 pm

para começar pintou se a área do motor pra depois se colocar o motor e o resto dos painéis no lugar.
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pintou se também todo o interior com um preto fosco. a parte de baixo do carro levou um produto chamado Gravitex que serve como protecção extra.é mais resistente á agua e ás pedras que possam bater na parte de baixo do carro.toda essa zona foi também pintada com uma camada de tinta preta. de seguida colocou se o charrion e o diferencial já anteriormente tratados e pintados.
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MensagemAssunto: PINTURA   Seg Dez 14, 2009 10:10 pm

para continuar com o trabalho de pintura colocou se o motor no devido lugar, bem como todas as outras peças que faltavam pintar.o motor levou também uma pintura nova pra não ficar a destoar do resto do carro, mas acerca disso já iremos falar mais adiante.
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o carro estava pronto pra pintura e então lá entrou na estufa e depois de várias camadas de tinta e verniz saiu de la com este aspecto maravilhoso...
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entretanto chegou o material vindo da cromagem.tudo no carro que era cromado foi novamente cromado pra ficar com o mesmo brilho e aspecto de quando era novo.e quando digo tudo foi mesmo tudo, desde para choques, frisos das janelas, frisos dos vidros traseiros e dianteiros, aros dos faróis,escovas do limpa para brisas,puxadores das portas,etc...(as peças em plástico que imitam o cromado estavam sem brilho e com alguns riscos e como não podem ser cromadas como o metal, para ficarem a parecer um pouco melhor foram polidas pra ganhar brilho e disfarçar alguns dos riscos).assim que pude tirei logo o para choques pra ver como estava e como é que ficava no carro.digo já que até não ficou nada mal.


Última edição por Flavio Vareta em Qui Fev 03, 2011 11:43 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: MONTAGEM   Seg Dez 14, 2009 10:52 pm

após 2 anos fora de casa finalmente o meu mazda volta á base.o carro saiu da oficina da maneira que estava nas fotos anteriores,e foi todo montado por mim e em casa, tudo á base de muita paciência e muito tempo perdido de volta dele.
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os interiores foram pintados também por mim,tudo o que era em plástico já estava um pouco comido do sol e por isso já precisavam dum tratamento pra lhes voltar a dar vida.(mais á frente coloco umas fotos do tratamento que fiz nos plásticos)
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a parte exterior do carro ta quase acabada,falta uma coisita aqui e ali mas isso é pra se ir fazendo com tempo.o maior tá feito .agora tá no estofador mas em breve deve estar pronto, dali segue pro mecânico pra dar umas afinações nos travões e no motor e depois ainda falta dar um salto no electricista pra verificar as ligações que fiz (os piscas acendem mas não piscam, falta passar os cabos do alternador e os fios do radio e colunas). já ando nisto á 3 anos e parece que não tem fim.está sempre a aparecer mais alguma coisa pra fazer ou pra arranjar, apesar de tudo já consigo ver uma luz ao fundo do túnel.
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MensagemAssunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta   Ter Dez 15, 2009 8:43 am

Citação :
já ando nisto á 3 anos e parece que não tem fim.está sempre a aparecer mais alguma coisa pra fazer ou pra arranjar, apesar de tudo já consigo ver uma luz ao fundo do túnel.


Não desanimes agora Flávio ... o pior já passou e como tu dizes: "já vez a luz ao fundo do túnel"
Quem dera muitos de nós puder dizer isso e mais vale fazer bem feito para depois desfrutar sem problemas

Parabéns mais uma vez pelo trabalho feito! cheers
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MensagemAssunto: Re: Mazda 818 coupe de Flavio Vareta   

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