Quando fui buscar o meu 818 ao Porto, tinha duas avarias, uma delas esquisita a brava! Nem sei se consigo descrever bem o sintoma dela, mas… Mas hoje tenho a certeza que tem tendência para aparecer com o tempo, e quase arrisco a comentar que todos os 818 vão passar por ela, e mais, houve muitos proprietários a pagar bem pela reparação sendo esta bem “Baratinha”! Reza assim… Quando o fui para pôr a trabalhar pela primeira vez, este tinha uma maneira esquisita de pegar, que era assim: Coloco a chave na ignição rodo esta, até ao “Start” (acendendo a luz do óleo, a luz vermelha) o motor de arranque, roda, roda, roda mas para pegar está de chuva! Quando largo a chave e esta volta a posição de “On” o carro pega! Isto é sempre assim, fecho o ar, dou a chave e quando faço o repouso do motor de arranque, (para não queimar), o motor pega! Falei com um senhor aqui da zona, pessoa que tinha aqui em Loures um stand Mazda e comercializava estes carros, homem da "Velha Guarda", e ele mandou-me logo a um electricista seu conhecido e que vi ser também pessoa de confiança! A avaria descrita é assim, dentro do cubo da ignição, onde se mete a chave há uma agulha que passa por cima duma espécie de disco em cobre, (tem ser condutor), e ao passar aqueles tempos de ignição e na passagem de "On" para “Start”, (quando se da ao motor de arranque ) no meio dessa zona há uma racha, partida por acção do tempo, daí que ao dar à ignição o carro deixa de ter a bobine ligada, por causa dessa racha, mas ao largar a chave, e porque essa agulha retorna a posição “On” a bobine liga e apanha o motor ainda a rodar, pegando logo de seguida! Complicado?? Não, mas houve muito menino a pagar ignições novas, comprando todo o cubo de ignição, sendo esta reparação tão simples, que passa por apenas soldar essa zona rachada! Ficou logo resolvido.
A a partir dali passou a pegar sempre.