InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Últimos assuntos
» Rui Madeira
Qui Jul 07, 2016 11:17 pm por Gotex

» apresentaçao
Sex Dez 25, 2015 10:16 pm por Fabio Vieira

» mazda 818 2015
Sab Dez 19, 2015 12:47 am por RuiMadeira

» motor de mazda 818
Qui Dez 17, 2015 12:20 pm por Fabio Vieira

» o video 112334546465756867587689678089'098'0
Qua Dez 16, 2015 9:13 pm por RuiMadeira

» Farois traseiros restauro!
Ter Dez 15, 2015 10:58 am por RuiMadeira

» Tuturial Como colocar Fotos no Forum
Sex Dez 11, 2015 11:43 am por Fabio Vieira

» Mazda 818 Coupé - Fábio Vieira
Seg Nov 02, 2015 9:52 pm por Fabio Vieira

» Hugo Martins mazda 818 delux
Dom Nov 01, 2015 8:23 pm por Gotex

» Motor com nova aquisição
Dom Out 25, 2015 1:18 am por RuiMadeira

» "Antidepressivo2015"
Qui Set 24, 2015 9:48 pm por RuiMadeira

» Tipo de Oleo usado nos motores 1300
Qui Set 10, 2015 10:31 am por RuiMadeira

» Paragens frequentes
Dom Ago 02, 2015 11:15 pm por Gotex

» Velocidade máxima mazda 818 - Sedan - Coupe - Wagon
Dom Ago 02, 2015 11:13 pm por Gotex

» 818 a mostrar a garra
Dom Ago 02, 2015 11:13 pm por Gotex

» Apresentação Carlos Monteiro
Dom Ago 02, 2015 11:09 pm por Gotex

» Apresentacao Mazda 1800
Dom Ago 02, 2015 11:08 pm por Gotex

» Apresentação Jorge Silva
Dom Ago 02, 2015 11:08 pm por Gotex

» Catálogo Cores 1960/70/80
Ter Dez 30, 2014 10:44 pm por RuiMadeira

» Ter um mazda
Dom Dez 28, 2014 10:04 pm por RuiMadeira

Outubro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031     
CalendárioCalendário
Parceiros
Tradutor

Compartilhe | 

OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Blackbones

MensagemAssunto: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Qui Out 15, 2009 11:32 pm

Boas.
Como todos nós sabemos, entre os 8's e os Rx's existem diferenças além da estética.

Tudo bem que os Rx's tem um brasão nos estofos, mas os 8's com o seu volante e cores de interior não ficam atrás.
Sim, os R's tem normalmente a cor castanha ou beje em tudo, não se ficando pelos forros do tecto, também os tablier's e consolas assim como sintos tem a cor café com leite, excluindo o Savanna que na sua maioria com o equipamento à la competixione vem preto ou pode até (muito raro) vir um vermelho vinho tinto.

As diferenças que me refiro são os motores de Pistão e Arvore de Cams à cabeça
(coisa rara no seu tempo), até faziam inveja aos famosos Ford's e Fiat's, à corrente de distribuição interna e em corrente, em vez da estupida e fragil borracha. Isto nos 8's..
Os R's tem como nome indica Rotores.
Nota: Sr's moderadores, insiram fotos e gif's por favor Very Happy Very Happy Very Happy
Rotores esses que eram dois de origem e facilmente atingiam rpm's elevadissimas sem nenhum esforço.
A aposta foi tão boa para a Mazda como de má para a Yamaha, pois era o principal comprador da patente, apenas não viu lá tanta vantagem e apenas muita despesa excentrica. Já a Mazda que não ia tão mal assim na época conseguiu a afirmação necessaria no mercado com o modelo Cosmos, (outro tópico se desejarem), e na altura do RX3 já lá ia muita experiencia em cima, tanta que ao fim de pararem a produção dos Rx3 para seguir com o mitico Rx7, o que ganharam foi o trofeu (com o Rx7) do primeiro nipónico a vencer o 24h de Le Mans.
Aí já o Mazda estava com mais um rotor pois é tipo Legos, apenas se encaixa mais um (teoricamente)..
Continuando no Rx3, o resultado foi o carro rápido daquele tempo, era dinâmico e bastante robusto.

Mas a questão agora é: Teria ele a mesma resistencia dos pistons? Tudo bem, não abana nem tem metade da oscilação, mas um mede-se por quilometros e outro quase se mede em horas, muitas mas em horas.
Os segmentos dos rotores duram muito menos e há um incremento de consumo de óleos lubrificantes. Mas afinal não é mais rápido e não era isso que os jovens de aquela e esta altura ainda queriam?

Ambos eram carros de luxo, isto é, a Mazda é a BMW Japonesa, peças muito caras e manutenção elevadamente dispendiosa. Pelo preço de um 818 cá compravas um Datsun 1200 e meio ou o mesmo em Corollas.

Qual é o vosso veredicto?
Conhecem os 3 motores? 1300 / 1600 / Rotores?
Eu pessoalmente sonho em andar num Rx, já que infelizmente não tive nunca essa oportunidade, mas também desejei andar num 1600 e hoje tenho um, não conheço muito dele, mas já deu para ver algumas diferenças com o 1300.
Mais silencioso, maior binário, muito maior binário, mas, será o 1600 mais rápido que o 1300?
Ou apenas mais forte?
será o Rx assim tão rápido ou era o equivalente ao SSS da Datsun?

Já agora, o RX salvou a Mazda pois estava a beira da Bancarrota e a Ford comprou 40% das acções mas nem aí conseguiu o famoso Wankel, apenas furações de jantes, apoios de motores iguais e uns apendices mais.. Será que sem o Wankel a Mazda teria a mesma sorte nesse tempo?

São perguntas que deixo a todos... Quem tiver um RX que diga, quem tiver um Sedan uma Wagon ou Coupe a psitões também...deem as vossas opiniões. Wink
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Èpá "na" sabia...   Dom Nov 08, 2009 3:18 am

Curti-bués este texto e pensava eu que sabia alguma coisa! Gostei muito desse parágrafo da Mazda ser BMW dos Japoneses e eu sou da mesma opinião! É engraçado que ainda há dias disse que esse 1600 devia ser muito engraçado de se mexer, por ter mais binário que o 1300! Diria que esse motor será o mais equilibrado para o 818! Tirando o rx, e pensar que no youtube andam uns malucos a meter Turbos nos RX´S...
Ver perfil do usuário
Fabio Vieira

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Seg Jul 29, 2013 2:00 pm

Bem pessoal vou acordar este tópico pois tudo o que tem a haver com os wakels (motores rx) eu gosto.

Pelo aquilo que eu andei a pesquizar na internet os motores RX são muito rápidos e bastante potentes, segundo a teoria um motor RX 1300cc equivale a um 2600cc de pistão normal, ou seja os 1300cc são para cada rotor normalmente como são 2 é só duplicar, em termos de potencia os motores que vinham com os RX tinham cerca de 115cv para a época já não era mau, mas hoje em dia temos motores de 4 celindros com o dobro da potencia, eu já tive o prazer de andar num RX7 a 2ª versão atmosférica de 167cv, o carro faz uma rotação brutal, puxa muita bem e tem um som unico. Eu gostava de ter um motor destes no meu 818, mas se calhar com menos dinheiro conseguia por uma coisa mais potente e mais economica.

Os motores RX são unicos e formidaveis o unico defeito como o Blackbones disse é o desgaste dos segmentos duram muito pouco e a reparação não fica barata nem é pelas horas de os trocar pois os RX são bastantes simples (não tem avore de cams nem correia de distribuição) o problema é mesmo o que se paga pelas peças.

Relativamente aos motores 1300cc e 1600cc de 4 celindros dos nossos 8's não faço a minima ideia, nunca andei em nenhum, andei uma vez no Mazda 818 coupé do Vitor Bessa mas foi em passeio não deu para ver o que vale estes motores, quando tiver o meu a andar logo tiro as minhas conclusões
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Seg Jul 29, 2013 10:59 pm

também deve ser interessante o motor do 626 2000 com caixa de 5 e diferencial, tudo montado no 818, já pensei nisso varias vezes! quanto aos rotores sou sincero tenho muito medo da fiabilidade daquilo...mas há poucos para se tirar uma conclusão mais:?:  certa..Question Arrow Question 
Ver perfil do usuário
Fabio Vieira

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Qua Mar 26, 2014 10:58 am

Pessoal alguém me sabe dizer a potencia máxima do motor 1300cc que vem nos nossos 818's

Já li que os sedans tem menos cavalos que os coupes, não percebo o porque os motores são iguais.

Em muitos sites de carros pela internet fora a maioria deles diz que o mazda tem 87cv sendo que algumas versões devido a poluição baixaram para os 72cv isto nos mais recentes.

Em outros sites não tem nada mais nada menos que 66cv.

Será que alguém me sabe dizer qual a potência máxima ao certo? Necessito desta informação para uns cálculos que estou a fazer
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Qua Mar 26, 2014 5:17 pm

no catalogo vem 81 hps para o motor 1300 (1272cc), num ensaio que tenho da revista Mundo Motorizado de 1978 diz 81hps
Ver perfil do usuário
Joao Macedo

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Qua Mar 26, 2014 8:09 pm

RuiMadeira escreveu:
também deve ser interessante o motor do 626 2000 com caixa de 5 e diferencial, tudo montado no 818, já pensei nisso varias vezes! quanto aos rotores sou sincero tenho muito medo da fiabilidade daquilo...mas há poucos para se tirar uma conclusão mais:?:  certa..Question Arrow Question 

Também já pensei muitas vezes nisso, até porque podia passar a usar o carro em autoestrada. O problema é mesmo encontrar esses motores...
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Qua Mar 26, 2014 8:59 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Este em principio dá, deve ser um 1600cc

Quanto ao motor wankel, quanto a mim, não tem problema nenhum de fiabilidade apenas um problema grave de consumo!

Mas julgo que um 1600 já deve para ver o 818 a fugir, e se for um 2000 tanto melhor!
Um aparte, aposta sempre em bons travões e suspensão, não interessa nada ter power afro  afro  e depois perder tudo!
Ver perfil do usuário
Joao Macedo

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Qua Mar 26, 2014 9:20 pm

Ainda não tinha visto esse e até está perto de mim! Mas os euros não ajudam.. e dá pena desmanchar um carro em aparente bom estado para tirar só a mecanica. A minha ideia é daqui a uns tempos (anos), caso as coisas corram bem, ir à alemanha buscar um rx7 dos primeiros todo podre mas com a mecanica em bom estado  Twisted Evil 
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Qui Mar 27, 2014 8:59 am

pois ou isso, eu não tinha pena nenhuma do 626, mas por outro lado ponho-me a pensar no investimento na segurança e fico-me pelas ideias, é que estar a pôr um 2000 no 818 (se der, penso que sim...) vai ganhar muito em binário e força..
Ver perfil do usuário
Fabio Vieira

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Qui Mar 27, 2014 9:59 am

Ui isso é que era.

Eu ainda estou por um fio de por um 2.0 que tenho em casa mas é opel, não custa muita lá polo, mas depois vai estragar a coisa de ser clássico, estou a falar de um 2.0 de 150cv.

Ficava bruto Very Happy 

Bem agora sim estou esclarecido, então significa que o 1600 tem 100cv certo? Visto bem a coisa 81cv para um 1.3 com mais de 30 anos acho muito bom
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Qui Mar 27, 2014 1:11 pm

é pá scratch scratch Eu tenho ideia que o 1600 tem cerca de 97hps...
Não se ganha em potencia, mas ganha-se em binário, e atenção que parece-me que o 1600 deve chegar e sobrar..Mas mais uma vez atenção aos travões e suspensão... affraid affraid affraid affraid affraid 
o 2000 é que deve ter 100 e poucos cavalos...vou investigar! lol! 

Mete sempre um motor mazda nisso!!
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Qui Mar 27, 2014 1:15 pm

varia o binário e os cavalos de acordo com se vem para a europa ou fica no japão! todavia está entre os 90 e os 110 hps
Ver perfil do usuário
Joao Macedo

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Qui Mar 27, 2014 2:49 pm

RuiMadeira escreveu:

varia o binário e os cavalos de acordo com se vem para a europa ou fica no japão! todavia está entre os 90 e os 110 hps

Há uns tempos vi um negócio de uma mecanica 1800 de um 929, mas não tinha preço no anuncio e nunca me chegaram a responder. Mas também andei a ver e aquele motor tinha 88hps, por isso não devia valer muito o investimento. Outra boa opção era um motor de um 1600 sss ou um 711M de um Ford com uma tampa de válvulas a dizer mazda
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Qui Mar 27, 2014 4:07 pm

ÉÉÉE´PÁÁÁÁÁÁ!!! affraid affraid affraid affraid 

Não e metas nisso, o 1600 fica fixe e se calhar (posso estar enganado) mas o 1800 deve ser o que rende mais (110hps).

Todavia julgo que o 2000 para mexer e meter por exemplo uma bancada de 2 carburadores e mexer ali pelas admissões etc etc etc deve ser interessante!
Mas eu nada sei sobre isso, especulo apenas!
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Qui Mar 27, 2014 4:21 pm

a falar dum 929 aqui está um 1800!!!
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Qui Mar 27, 2014 4:23 pm

aqui o 929 do motor...
Ver perfil do usuário
Fabio Vieira

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Qui Mar 27, 2014 5:03 pm

Ai  Sad  até me doeu o coração, eu já sabia desse carro mas nunca tinha visto fotos, eu cheguei a falar com o Sr há uns tempos ele diz que o motor está bom mas a caixa não tem a certeza, segundo ele ela está bloqueada e pensa de ter sido do acidente que levou e que até pode não ser nada

Sim já tirei a ideia de outros motores, será sempre mazda, e se trocar será por um 1600 como o rui disse chega e sobra, mais uns pozitos ainda melhor fica.

É sempre mais fácil ir buscar cavalos a um motor de maior celindrada, mas há que acha-los e repara-los.

Eu cá acho que vou continuar com o 1300, vou repara-lo todo e mecher nele a ver como fica  Very Happy
Ver perfil do usuário
Joao Macedo

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Qui Mar 27, 2014 5:31 pm

Era esse que tinha falado. Cheguei a perguntar o preço da mecanica mas nunca tive resposta...
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Qui Mar 27, 2014 7:03 pm

gosto muito deste 929!!! pedem fortunas por eles, é pena! carro fantástico em todos os aspecto!!
Ver perfil do usuário
Fabio Vieira

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Qui Mar 27, 2014 7:27 pm

Pena mesmo
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Outros tempos...40 anos atrás!!   Ter Dez 02, 2014 10:14 pm

Agora ha dias fui a Loures, aqui ha uma casa de peças a Auto-mecanica Ideal de Loures "antigo representante Mazda, e que vendeu o "GN" em 74 ao meu Pai, o senhor em questão  Senhor Ferreira, com o qual gosto muito de falar, tem, a semelhança do meu Paizinho que Deus tem, o condão de "saber a pouco", pessoa muito culta, fala com conhecimento de causa,  "sabe a pouco"! E quando falamos sobre os 818`s o tempo voa!! Naquela tarde contei-lhe do negocio pendente que tenho aqui com um sedan branco, e que me está agonizar com o arrastamento do mesmo!! (nunca mais se faz o negocio!) falámos dos tempos das vendas e falei-lhe da questão dos bancos que gosto, os que vêm no catalogo, tipo backet!!
Contou-me que se fartou de trocar estes bancos, porque a malta não gostava, diziam que não viam para trás!!! e montavam uns feitos lá em cima na Molaflex!!! (como é possivel!!??)! Enfim, disse lhe que o Branco que está embruxado (nunca mais sai o negocio!) tinha esses bancos! Falei-lhe deste Blog, e do Rx3 que alguns membros têm! Contou-me que teve um em exposição cá em Loures e que na epoca, foi experimentá-lo ali para zonas do Campo Grande aqui há mais de 40 anos atrás quando era uma avenida vazia, disse que assim que carregou no acelerador o carro desata a assoprar, que até se "cagou" todo!! Parou logo com a brincadeira!! lol! lol! lol!

Na apresentação um dos mecanicos falava-lhe do carro, e ele estava renitente com a questão da fiabilidade, este apenas disse e passo a citar:

-Os gajos deram a volta ao motor, aquilo  não parte, os japoneses fizeram o motor fiavel, podes estar descansado!!

Eu estava deliciado a ouvir aquelas aventuras daquele tempo! Acabámos a conversa com mais uma observação a cerca do Rx3:
-Sabe, aquilo puxava que era uma maravilha e queimava tudo!! Petroleo gasoleo etc... scratch  scratch e rapidamente...

-Bom até amanhã, não lhe levo mais tempo!! - e depois dum aperto de mão afastou-se novamente para a loja!  Very Happy  Very Happy

Que momento!!!
Ver perfil do usuário
Flavio Vareta

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Ter Dez 02, 2014 11:43 pm

esses motores é k são uma reliquia.
Ver perfil do usuário
Gotex

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Qua Dez 03, 2014 9:54 pm

Rui essas conversas são sempre um doce para os nossos ouvidos.
É fantástico partilhar certas histórias com esse tipo de pessoas. E seriam utilizadores de grande valor para um fórum como este!!
Receio bem que daqui a 20 anos não se fale dos carros actuais com a mesma nostalgia que agora se fala dos Mazdas e outros carros da mesma época....
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   Qui Dez 04, 2014 1:05 pm

correcto e afirmativo!!

Mais uma vez, se sairem com os vossos mazdas saquem fotos, façam textos, contem as avarias e como as solucionaram!
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões   

OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Opinião sobre Esses Pneus - O melhor é?
» Laser 150 - Opinião
» Perdigueiro Portugues opinião !!!
» (W163): Opiniões sobre ML blindada não original de fábrica
» Compro Keeway Superlight 125 Edição Limitada ACEITO OPINIÃO

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube Mazda 818 :: História e Modelos-
Ir para: