InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Últimos assuntos
» Rui Madeira
Qui Jul 07, 2016 11:17 pm por Gotex

» apresentaçao
Sex Dez 25, 2015 10:16 pm por Fabio Vieira

» mazda 818 2015
Sab Dez 19, 2015 12:47 am por RuiMadeira

» motor de mazda 818
Qui Dez 17, 2015 12:20 pm por Fabio Vieira

» o video 112334546465756867587689678089'098'0
Qua Dez 16, 2015 9:13 pm por RuiMadeira

» Farois traseiros restauro!
Ter Dez 15, 2015 10:58 am por RuiMadeira

» Tuturial Como colocar Fotos no Forum
Sex Dez 11, 2015 11:43 am por Fabio Vieira

» Mazda 818 Coupé - Fábio Vieira
Seg Nov 02, 2015 9:52 pm por Fabio Vieira

» Hugo Martins mazda 818 delux
Dom Nov 01, 2015 8:23 pm por Gotex

» Motor com nova aquisição
Dom Out 25, 2015 1:18 am por RuiMadeira

» "Antidepressivo2015"
Qui Set 24, 2015 9:48 pm por RuiMadeira

» Tipo de Oleo usado nos motores 1300
Qui Set 10, 2015 10:31 am por RuiMadeira

» Paragens frequentes
Dom Ago 02, 2015 11:15 pm por Gotex

» Velocidade máxima mazda 818 - Sedan - Coupe - Wagon
Dom Ago 02, 2015 11:13 pm por Gotex

» 818 a mostrar a garra
Dom Ago 02, 2015 11:13 pm por Gotex

» Apresentação Carlos Monteiro
Dom Ago 02, 2015 11:09 pm por Gotex

» Apresentacao Mazda 1800
Dom Ago 02, 2015 11:08 pm por Gotex

» Apresentação Jorge Silva
Dom Ago 02, 2015 11:08 pm por Gotex

» Catálogo Cores 1960/70/80
Ter Dez 30, 2014 10:44 pm por RuiMadeira

» Ter um mazda
Dom Dez 28, 2014 10:04 pm por RuiMadeira

Dezembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
CalendárioCalendário
Parceiros
Tradutor

Compartilhe | 

Rui Madeira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
RuiMadeira

MensagemAssunto: Rui Madeira   Ter Jun 26, 2012 9:14 am

Ola pessoal, o meu nome é Rui Madeira, e eu sou o homem  deste forum que gosta mais de 818, porque?  Porque ja tive 3!
Esta é a história resumida:

Mazda 818 sedan "GN"

Este foi comprado em 1974 pelo meu Pai, foi recebido a troca dum Cortina GT, aqui por Loures no stand concessionário da Mazda, pela mão do senhor Vicente proprietário do mesmo e onde hoje  existe um banco (Millenium) ao lado dos Periquitos em Loures.
O meu Pai foi fazendo uso do carro, lembro-me de em miúdo ver este de volta dele lavando-o com Shampoo, tratando o Vinil do tejadilho com aquele produto especial, e murmurando na minha direcção que este tinha de ser bem lavado para se manter bonito. Via-o de volta dele com estimação e cuidado, com algo que gosta, demorava amanha toda. Ficava impecável, pneus brilhantes tudo brilhante…
Noutras vezes lembro-me de na estrada ele conduzi-lo, e eu sentado entre os meus irmãos, a ver a estrada passar, e ele a conduzir com aquela segurança toda. E Quando entrava na auto-estrada, nas poucas que havia, naquela ali de Monsanto e acelerava mais um pouco, tipo 80 kms começava-me logo  a rir de felicidade,  e da adrenalina dos vertiginosos  80 kms por hora!! Que inconsciência!!! Heheheheh!!  O cantar do motor ouvia-se no habitáculo ao mesmo tempo que a paisagem passava mais rápido e eu sorria de orelha a orelha!
Nas férias de Verão passadas em Cascais na casa duma tia, por altura do final deste, os meus pais iam-nos buscar lá! Era uma sensação única subir aquelas escadas até  ao parque cá  em cima e procura o meu pai por entre as sombras das arvores, que de volta do carro limpava o pó e polia os pára-choques  com um pedaço de guardanapo, corria para ele cheio de saudades, ao  mesmo tempo que me chamava “oh pirata!!” e me abraçava.
Nessa noite jantavam  em casa dos meus tios, e eu não o largava  até  regressar a Loures. Sentado ao colo dele mantinha-me a espera  e com o receio de não me levarem de volta! Na viagem de regresso, o sono vinha ter comigo e adormecia com a cabeça naquela almofada, em turco igual a toalha de praia.
Depois com o passar do tempo, um dia ensinou-me a pôr o carro a funcionar, foi uma sensação única accionar o motor de arranque e ver o motor ligeiramente acelerado enquanto aquecia para a seguir sairmos do quintal para uma volta de carro!!
Lembro-me de estar no colégio, e ver por hora do almoço cá de cima da janela, o carro a dobrar a esquina, com aquele tampões  a reluzir nquanto rodavam a medida em que avançava para o portão da escola, parava junto a este,  e saía com o meu cesto de almoço, desaparecia por baixo do edifício, para segundos depois voltar a aparecer novamente em direcção ao portão, ao mesmo tempo que soltava os cães para uma curta volta pelo mato em frente ao colégio, eu cá em cima olhava com o desejo secreto de ir  com ele e com os cães, mas mantive-me sentado sem ouvir a professora nas suas recomendações.
Depois, num dia fomos dar uma volta até às Urmeiras naquela urbanização em que os prédios não chegaram a ser construídos, onde não havia transito onde apenas íamos para lá para passear, e soltar os cães no mato! nesse dia puxou o banco todo para frente e com a tal almofada azul debaixo do rabo e a placa de esferovite nas costas mandou me arrancar com o carro depois de dar as recomendações básicas de como era todo o processo, achei piada que tivesse o cuidado de colocar o Mazda encostado ao passeio e para que este não descai-se…
O meu medo era que o carro saísse disparado incontrolável, mas nas tudo correu bem!
O tempo passou novamente, os meus irmãos tiravam a carta mas quem sabia conduzir era eu, incrível, assisti a longos pontos de embraiagem, e o meu Mazda nas mãos deles! Mas nunca foi meu!
Depois veio as inundações de 1983, e o Mazda debaixo de 1.80 de água, 3 anos depois foi oferecido a minha irmã e pintado numa cor escolhida por ela! Deixava de ser amarelo-torrado, para ser “azul-queca-mau-gosto”! Senti-me fodido por não ser para mim, mas foi o desejo do meu Pai, e nas suas palavras: -Quando tiveres idade para ter carro, já não queres este! -Tão enganado que ele estava!

Mazda 818 sedan "IM"

E o tempo voltou a passar e a certa altura deu-me indicação para escolher um carro para mim, e eu do telefone de casa liguei para a antiga  Japanauto na Rua Castilho. Estava lá o meu Mazda o IM-66-17, fomos ver o carro, diziam que era o carro de serviço e apresentação, era dum dos administradores que já não conduzia! Tangas!
Mas, lá estava ele parado na rua cheio de pó em cima, com aspecto abandonado, mas chaves para o pôr a trabalhar nada…
Voltámos para casa, e o meu Pai num ultimato disse que se quisessem vender o carro teriam de vir a Loures mostrá-lo, e assim foi! Naquele dia estava em pulgas para dar uma volta, tinha 16 anos, fui a rua da igreja sozinho enquanto o meu pai e os 2 vendedores esperavam, talvez estes a pensar que eu não tinha carta mas… Lá fui!
Fiquei com o “IM” o meu Pai passou um cheque de 50 contos, o resto entregou no dia que o fomos buscar, posso garantir que foi o fim-de-semana mais longo da minha vida!
Mas na segunda-feira, a manhã que passava lenta, deu lugar a entrada na carreira para Lisboa, e lá ia eu sentado ao lado do meu Pai em pulgas para andar no meu Mazda.
Na Japanauto, estava o Mazda lavado no túnel de lavagem, a nossa espera! Depois de receber a documentação assinada seguimos para Loures, o meu Pai num encolher de ombros, disse:
-Está muito justinho! Mais até  que o “GN”!! - Senti-me nas nuvens por tão bela afirmação, tinha escolhido bem!
O tempo voltou a passar e eu tinha as minhas escapadelas sem carta, numas idas a socapa até  Montachique numas idas a Lousa, ao Bocal, E até a Praia da Fonte da Telha acabei por ir, desafiando o destino e a polícia. Foi correndo bem até ao dia que fui apanhado pela polícia numa manobra pouco convencional de mudança de sentido. Resultado, polícia com ele e uma ida ao Juiz no dia seguinte. Já estava a tirar a carta mas ainda não a tinha. 30 contos de multa!
Depois vi a tão desejada carta de condução, e toda a liberdade que vinha daí, nas idas a praia e nos amores de Verão, resumindo, arranjei novos amigos, e muita palhaçada, naqueles dias longos de praia, das jantaradas em Sintra, dos piões e dos picanços, das filmagens e até de noites dormidas nele umas vezes bem acompanhado, noutras de “tola” cheia! Serviu de transporte, e de quarto, e foi nele que me tornei homem.. E nunca me  hei-de esquecer do melhor carro do mundo o IM-66-17. Faz parte das minhas memórias…

Mazda 818 sedan "ST"

Depois passaram mais uns anos e de tanto os ver na Net, tive de voltar a comprar um! No Porto estava um”ST” branco todo de origem com as legendas todas parecia estar em bom estado, fui vê-lo mas fiquei na dúvida, afinal era um carro com 37 anos, e eu cheio de vontade de o ter…uma semana depois fui buscá-lo, e vim nele para baixo, custou o que me custou o “IM” …1250 euros 17 anos depois! Falhava por todos os lados, mas chegou cá a baixo! Aqui a pessoa do senhor João Silva resolveu toda a questão dos problemas a ele tenho agradecer de toda a paciência, e conhecimento, é um Senhor sem dúvida! E eu tinha agora um Mazda 818, novamente para recordar o passado, e o prazer de conduzir uma verdadeira máquina sem ABS, sem controle de tracção, só  e apenas mecânica simples.  Dos meus amigos vieram todas as reacções! Desde saudades, a gargalhadas de satisfação, até no cruzar do trânsito as reacções eram engraçadas, o dia-a-dia era com ele, e nunca me deixou na estrada…
Depois veio a morte do meu Pai, numa madrugada de Maio, lembrei-me dele dizer que o carro estava muito jeitoso, achou engraçado que voltasse a ter um…Mas nunca o conduziu!
30 dias depois numa madrugada de 5 para 6 de Junho de 2009 foi raptado por criminosos apareceu 3 dias depois debaixo do viaduto da CREL. Incendiado. Até  hoje espero por justiça, naquela manha em que desapareceu chorei, com a aflição de não me lembrar  onde o tinha deixado, pensava que o tinha deixado em casa, teria ido a boleia da patroa? Teria arrumado na casa do meu Pai, seria uma brincadeira de amigos? Passou-me tudo pela cabeça! Mas não, tinham me roubado mesmo o carro daquela rua, estava lá o lugar apenas…
A parte boa da história é que agora ainda mais vontade tenho de ter um, e não vou desistir, só que desta vez vou armadilhá-lo, com uma mola de camião debaixo do banco do condutor com um espigão em aço afiado, e quando alguém se sentar sem pôr o código, este dispara pelo assento acima trespassando o ladrão até ao pescoço, matando com real violência! O meu problema é que, como esquecido que sou…Enfim é fazer as contas!
Rui Madeira

Por agora e por contigências da vida, não consigo voltar a ter um, mas pode ser que seja este o ano da mudança...para melhor claro!

Rui Madeira

Última edição por RuiMadeira em Seg Dez 14, 2015 10:25 pm, editado 2 vez(es)
Ver perfil do usuário
Gotex

MensagemAssunto: Re: Rui Madeira   Sex Jul 20, 2012 2:12 pm

Boa apresentação!

Sinto a mesma nostalgia e saudade deste fantástico veiculo.
Lembro-me de ainda nem andar na escola, um camião descaiu e encostou no parachoques do nosso PM ao que eu respondi: Fia puta....bateu no meu carro.....lol. (sim, fia, porque era novinho e não dizia o "lh")
Os meus pais nem sabiam se haviam de rir ou ralhar-me por nunca me terem ouvi dizer tal insulto! Hehe

Também procuro por um e não perdi a esperança.
Perdi sim a esperança em Portugal e na vontade que os portugueses (não) têm em seguir para a frente.

Cumprimentos.
Ver perfil do usuário
Flavio Vareta

MensagemAssunto: Re: Rui Madeira   Sex Jul 20, 2012 9:01 pm

viva rui. é mesmo uma bela historia de vida k tu tens.
tou a ver que tens mesmo um passado ligado aos 818. é pena ter seguido esse fim tragico mas como tu dizes pode ser que esteja pra mudar e que consigas voltar a sentar o traseiro numa destas belas maquinas.
sabes melhor que ninguem que quem conduz um 818 depois ja nao quer "qualquer merda". o bichinho fica ca dentro e a unica hipotese de o tirar é voltar a ter nas maos o prazer de controlar uma fera do asfalto como esta.

um grande abraço a um dos maiores (senao mesmo o maior) admiradores de 818´s

PS: tambem não é preciso ficares tao convencido!!!!
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: BEM!!!!    Sab Jul 21, 2012 12:19 am

HAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!! Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

BEM!!! claro fiquei convencido men!!! qd eu tiver o "canhone" depois falamos!!! grand abraço!!!

Ps, fiquei convencido!!!!
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: o novo   Seg Nov 30, 2015 9:35 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Primeira vez eu em "Gn"    Seg Dez 14, 2015 10:27 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

este o grande culpado por esta mania dos 818
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: a espera do barco   Seg Dez 14, 2015 10:29 pm

em viagem a inglaterra, a espera do Ferry!
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: Rui Madeira   Seg Dez 14, 2015 10:31 pm

-no parque de campismo,

-uma foto?

-pode ser em frente ao carro!
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: azul cueca   Seg Dez 14, 2015 10:33 pm

O Gn, era amarelo torrado mas quando naquele ano o meu pai deciciu dá-lo a minha irmã esta pintou-o desta ....cor!
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: Rui Madeira   Seg Dez 14, 2015 10:34 pm

uns minutos a trabalha já sem inspecção!
Pegava sempre a primeira!
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: Rui Madeira   Seg Dez 14, 2015 10:36 pm

este o meu "amor", grandes aventuras nele, grandes saidas, grandes bubas, grandes rabos e mamas naqueles estofos!
grandes metal ballads a mamar nelas..muito amor!!

tinha que voltar a ter um...
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: Rui Madeira   Seg Dez 14, 2015 10:38 pm

Aqui no infantado  ainda sem prédios (Terra dos quartos!) onde se parava para uns beijinhos as vezes uns pik niks, alguns piôes, algumas visitas da Moina! só histórias...
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: Rui Madeira   Seg Dez 14, 2015 10:41 pm

E em 1992 fomos a Coruche ver o rally, eramos 5, e le sempre a andar com escape branquinhos, os meus amigos com carros novos Super 5`s, Corsa Gt`s, 205`s Bmw 323i... e alguém disse uma vez.

-Madeira o Carismático! (tinha o carro velho mas Carismático!)
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: Rui Madeira   Seg Dez 14, 2015 10:43 pm

Muitas vezes iamos com a Video8 filmar estes disparates, estas fotos tirei-as daí..
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: Rui Madeira   Seg Dez 14, 2015 10:46 pm

em 2008, tive de voltar ao carros dos meus momentos...e que saudades, que giro ver as pessoas a meterem-se comigo!
Lembrar-me, das aventuras do som e das gajas...das palhaçadas, ver os meus amigos já formados com filhos e vida feita olharem para mim de boca aberta, um deles comovido:
-Nem acredito que voltaste a ter o Carismático, que recordações amigo!!"

aqui em 2008 na serra da Arrábida!
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: Rui Madeira   Seg Dez 14, 2015 10:48 pm

na minha garagem pronto para voltar a rodar em direcção ao jantar do euromilhões
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: Rui Madeira   Seg Dez 14, 2015 10:50 pm

em 2008 na Serra da Arrábida com a mãe dos meus filhos, naquele dia ela fez questão de ir a sua queima das fitas em setubal de 818, esta foto foi no topo da serra, depois dum choco frito!
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: Rui Madeira   Seg Dez 14, 2015 10:56 pm

este foi o local de onde o levaram, deste sitio alguém o levou e pegou-lhe fogo. e abandonaram-no debaixo do viaduto da crel, 3 dias depois incendiado!
Quando o comprei, o meu pai ja em estado terminal e sem ja falar, apenas acenou com o  pulgar para cima sorrindo como que a dizer que estva muito jeitoso!

Ele foi comprado também de certo modo em memória do meu pai que faleceu em 2009, de 5 para 6 de madrugada de maio...
30 dias depois, roubam-me o carro de 5 para 6 de junho também de madrugada, coisa que nunca esqueci, chegar no autocarro tirar a bagagem da viagem que foi anulada pelo cliente e não encontrar o meu carrinho...
Ver perfil do usuário
RuiMadeira

MensagemAssunto: Re: Rui Madeira   Seg Dez 14, 2015 11:01 pm

agora comprei este e está quase pronto, não ficará na rua sozinho, terá corta-corrente, torneira de combustivel alarme e tranca nos pedais e travão de mão prototipos inventados por mim!

falta a inspeção, estufar, montar o painel do coupe, auto radio e as jantes....as mesmas jantes de sempre, desempenadas e com pneus novos!

um novo começo, começa!!
Ver perfil do usuário
Gotex

MensagemAssunto: Re: Rui Madeira   Qui Jul 07, 2016 11:17 pm

RuiMadeira escreveu:
um novo começo, começa!!
...esse projecto sempre arrancou? Smile
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Rui Madeira   

Rui Madeira
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo