| OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões | |
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Autor | Mensagem |
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Blackbones
Mensagens : 196 Data de inscrição : 10/10/2009 Idade : 39 Localização : Chaves
| Assunto: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Qui Out 15, 2009 11:32 pm | |
| Boas. Como todos nós sabemos, entre os 8's e os Rx's existem diferenças além da estética. Tudo bem que os Rx's tem um brasão nos estofos, mas os 8's com o seu volante e cores de interior não ficam atrás. Sim, os R's tem normalmente a cor castanha ou beje em tudo, não se ficando pelos forros do tecto, também os tablier's e consolas assim como sintos tem a cor café com leite, excluindo o Savanna que na sua maioria com o equipamento à la competixione vem preto ou pode até (muito raro) vir um vermelho vinho tinto. As diferenças que me refiro são os motores de Pistão e Arvore de Cams à cabeça (coisa rara no seu tempo), até faziam inveja aos famosos Ford's e Fiat's, à corrente de distribuição interna e em corrente, em vez da estupida e fragil borracha. Isto nos 8's.. Os R's tem como nome indica Rotores. Nota: Sr's moderadores, insiram fotos e gif's por favor Rotores esses que eram dois de origem e facilmente atingiam rpm's elevadissimas sem nenhum esforço. A aposta foi tão boa para a Mazda como de má para a Yamaha, pois era o principal comprador da patente, apenas não viu lá tanta vantagem e apenas muita despesa excentrica. Já a Mazda que não ia tão mal assim na época conseguiu a afirmação necessaria no mercado com o modelo Cosmos, (outro tópico se desejarem), e na altura do RX3 já lá ia muita experiencia em cima, tanta que ao fim de pararem a produção dos Rx3 para seguir com o mitico Rx7, o que ganharam foi o trofeu (com o Rx7) do primeiro nipónico a vencer o 24h de Le Mans. Aí já o Mazda estava com mais um rotor pois é tipo Legos, apenas se encaixa mais um (teoricamente).. Continuando no Rx3, o resultado foi o carro rápido daquele tempo, era dinâmico e bastante robusto. Mas a questão agora é: Teria ele a mesma resistencia dos pistons? Tudo bem, não abana nem tem metade da oscilação, mas um mede-se por quilometros e outro quase se mede em horas, muitas mas em horas. Os segmentos dos rotores duram muito menos e há um incremento de consumo de óleos lubrificantes. Mas afinal não é mais rápido e não era isso que os jovens de aquela e esta altura ainda queriam? Ambos eram carros de luxo, isto é, a Mazda é a BMW Japonesa, peças muito caras e manutenção elevadamente dispendiosa. Pelo preço de um 818 cá compravas um Datsun 1200 e meio ou o mesmo em Corollas. Qual é o vosso veredicto? Conhecem os 3 motores? 1300 / 1600 / Rotores? Eu pessoalmente sonho em andar num Rx, já que infelizmente não tive nunca essa oportunidade, mas também desejei andar num 1600 e hoje tenho um, não conheço muito dele, mas já deu para ver algumas diferenças com o 1300. Mais silencioso, maior binário, muito maior binário, mas, será o 1600 mais rápido que o 1300? Ou apenas mais forte? será o Rx assim tão rápido ou era o equivalente ao SSS da Datsun? Já agora, o RX salvou a Mazda pois estava a beira da Bancarrota e a Ford comprou 40% das acções mas nem aí conseguiu o famoso Wankel, apenas furações de jantes, apoios de motores iguais e uns apendices mais.. Será que sem o Wankel a Mazda teria a mesma sorte nesse tempo? São perguntas que deixo a todos... Quem tiver um RX que diga, quem tiver um Sedan uma Wagon ou Coupe a psitões também...deem as vossas opiniões. | |
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RuiMadeira
Mensagens : 297 Data de inscrição : 02/10/2009 Idade : 51 Localização : Loures Lisboa
| Assunto: Èpá "na" sabia... Dom Nov 08, 2009 3:18 am | |
| Curti-bués este texto e pensava eu que sabia alguma coisa! Gostei muito desse parágrafo da Mazda ser BMW dos Japoneses e eu sou da mesma opinião! É engraçado que ainda há dias disse que esse 1600 devia ser muito engraçado de se mexer, por ter mais binário que o 1300! Diria que esse motor será o mais equilibrado para o 818! Tirando o rx, e pensar que no youtube andam uns malucos a meter Turbos nos RX´S... | |
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Fabio Vieira
Mensagens : 113 Data de inscrição : 30/10/2009 Idade : 35 Localização : Fátima
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Seg Jul 29, 2013 2:00 pm | |
| Bem pessoal vou acordar este tópico pois tudo o que tem a haver com os wakels (motores rx) eu gosto.
Pelo aquilo que eu andei a pesquizar na internet os motores RX são muito rápidos e bastante potentes, segundo a teoria um motor RX 1300cc equivale a um 2600cc de pistão normal, ou seja os 1300cc são para cada rotor normalmente como são 2 é só duplicar, em termos de potencia os motores que vinham com os RX tinham cerca de 115cv para a época já não era mau, mas hoje em dia temos motores de 4 celindros com o dobro da potencia, eu já tive o prazer de andar num RX7 a 2ª versão atmosférica de 167cv, o carro faz uma rotação brutal, puxa muita bem e tem um som unico. Eu gostava de ter um motor destes no meu 818, mas se calhar com menos dinheiro conseguia por uma coisa mais potente e mais economica.
Os motores RX são unicos e formidaveis o unico defeito como o Blackbones disse é o desgaste dos segmentos duram muito pouco e a reparação não fica barata nem é pelas horas de os trocar pois os RX são bastantes simples (não tem avore de cams nem correia de distribuição) o problema é mesmo o que se paga pelas peças.
Relativamente aos motores 1300cc e 1600cc de 4 celindros dos nossos 8's não faço a minima ideia, nunca andei em nenhum, andei uma vez no Mazda 818 coupé do Vitor Bessa mas foi em passeio não deu para ver o que vale estes motores, quando tiver o meu a andar logo tiro as minhas conclusões
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RuiMadeira
Mensagens : 297 Data de inscrição : 02/10/2009 Idade : 51 Localização : Loures Lisboa
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Seg Jul 29, 2013 10:59 pm | |
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Fabio Vieira
Mensagens : 113 Data de inscrição : 30/10/2009 Idade : 35 Localização : Fátima
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Qua Mar 26, 2014 10:58 am | |
| Pessoal alguém me sabe dizer a potencia máxima do motor 1300cc que vem nos nossos 818's
Já li que os sedans tem menos cavalos que os coupes, não percebo o porque os motores são iguais.
Em muitos sites de carros pela internet fora a maioria deles diz que o mazda tem 87cv sendo que algumas versões devido a poluição baixaram para os 72cv isto nos mais recentes.
Em outros sites não tem nada mais nada menos que 66cv.
Será que alguém me sabe dizer qual a potência máxima ao certo? Necessito desta informação para uns cálculos que estou a fazer | |
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RuiMadeira
Mensagens : 297 Data de inscrição : 02/10/2009 Idade : 51 Localização : Loures Lisboa
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Qua Mar 26, 2014 5:17 pm | |
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no catalogo vem 81 hps para o motor 1300 (1272cc), num ensaio que tenho da revista Mundo Motorizado de 1978 diz 81hps
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Joao Macedo
Mensagens : 48 Data de inscrição : 16/10/2009
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Qua Mar 26, 2014 8:09 pm | |
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RuiMadeira
Mensagens : 297 Data de inscrição : 02/10/2009 Idade : 51 Localização : Loures Lisboa
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Qua Mar 26, 2014 8:59 pm | |
| [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Este em principio dá, deve ser um 1600cc Quanto ao motor wankel, quanto a mim, não tem problema nenhum de fiabilidade apenas um problema grave de consumo! Mas julgo que um 1600 já deve para ver o 818 a fugir, e se for um 2000 tanto melhor! Um aparte, aposta sempre em bons travões e suspensão, não interessa nada ter power e depois perder tudo! | |
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Joao Macedo
Mensagens : 48 Data de inscrição : 16/10/2009
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Qua Mar 26, 2014 9:20 pm | |
| Ainda não tinha visto esse e até está perto de mim! Mas os euros não ajudam.. e dá pena desmanchar um carro em aparente bom estado para tirar só a mecanica. A minha ideia é daqui a uns tempos (anos), caso as coisas corram bem, ir à alemanha buscar um rx7 dos primeiros todo podre mas com a mecanica em bom estado | |
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RuiMadeira
Mensagens : 297 Data de inscrição : 02/10/2009 Idade : 51 Localização : Loures Lisboa
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Qui Mar 27, 2014 8:59 am | |
| pois ou isso, eu não tinha pena nenhuma do 626, mas por outro lado ponho-me a pensar no investimento na segurança e fico-me pelas ideias, é que estar a pôr um 2000 no 818 (se der, penso que sim...) vai ganhar muito em binário e força.. | |
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Fabio Vieira
Mensagens : 113 Data de inscrição : 30/10/2009 Idade : 35 Localização : Fátima
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Qui Mar 27, 2014 9:59 am | |
| Ui isso é que era. Eu ainda estou por um fio de por um 2.0 que tenho em casa mas é opel, não custa muita lá polo, mas depois vai estragar a coisa de ser clássico, estou a falar de um 2.0 de 150cv. Ficava bruto Bem agora sim estou esclarecido, então significa que o 1600 tem 100cv certo? Visto bem a coisa 81cv para um 1.3 com mais de 30 anos acho muito bom | |
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RuiMadeira
Mensagens : 297 Data de inscrição : 02/10/2009 Idade : 51 Localização : Loures Lisboa
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Qui Mar 27, 2014 1:11 pm | |
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RuiMadeira
Mensagens : 297 Data de inscrição : 02/10/2009 Idade : 51 Localização : Loures Lisboa
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Qui Mar 27, 2014 1:15 pm | |
| [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]varia o binário e os cavalos de acordo com se vem para a europa ou fica no japão! todavia está entre os 90 e os 110 hps | |
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Joao Macedo
Mensagens : 48 Data de inscrição : 16/10/2009
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Qui Mar 27, 2014 2:49 pm | |
| - RuiMadeira escreveu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
varia o binário e os cavalos de acordo com se vem para a europa ou fica no japão! todavia está entre os 90 e os 110 hps Há uns tempos vi um negócio de uma mecanica 1800 de um 929, mas não tinha preço no anuncio e nunca me chegaram a responder. Mas também andei a ver e aquele motor tinha 88hps, por isso não devia valer muito o investimento. Outra boa opção era um motor de um 1600 sss ou um 711M de um Ford com uma tampa de válvulas a dizer mazda | |
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RuiMadeira
Mensagens : 297 Data de inscrição : 02/10/2009 Idade : 51 Localização : Loures Lisboa
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Qui Mar 27, 2014 4:07 pm | |
| ÉÉÉE´PÁÁÁÁÁÁ!!! Não e metas nisso, o 1600 fica fixe e se calhar (posso estar enganado) mas o 1800 deve ser o que rende mais (110hps). Todavia julgo que o 2000 para mexer e meter por exemplo uma bancada de 2 carburadores e mexer ali pelas admissões etc etc etc deve ser interessante! Mas eu nada sei sobre isso, especulo apenas! | |
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RuiMadeira
Mensagens : 297 Data de inscrição : 02/10/2009 Idade : 51 Localização : Loures Lisboa
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Qui Mar 27, 2014 4:21 pm | |
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RuiMadeira
Mensagens : 297 Data de inscrição : 02/10/2009 Idade : 51 Localização : Loures Lisboa
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Qui Mar 27, 2014 4:23 pm | |
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Fabio Vieira
Mensagens : 113 Data de inscrição : 30/10/2009 Idade : 35 Localização : Fátima
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Qui Mar 27, 2014 5:03 pm | |
| Ai até me doeu o coração, eu já sabia desse carro mas nunca tinha visto fotos, eu cheguei a falar com o Sr há uns tempos ele diz que o motor está bom mas a caixa não tem a certeza, segundo ele ela está bloqueada e pensa de ter sido do acidente que levou e que até pode não ser nada Sim já tirei a ideia de outros motores, será sempre mazda, e se trocar será por um 1600 como o rui disse chega e sobra, mais uns pozitos ainda melhor fica. É sempre mais fácil ir buscar cavalos a um motor de maior celindrada, mas há que acha-los e repara-los. Eu cá acho que vou continuar com o 1300, vou repara-lo todo e mecher nele a ver como fica | |
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Joao Macedo
Mensagens : 48 Data de inscrição : 16/10/2009
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Qui Mar 27, 2014 5:31 pm | |
| Era esse que tinha falado. Cheguei a perguntar o preço da mecanica mas nunca tive resposta...
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RuiMadeira
Mensagens : 297 Data de inscrição : 02/10/2009 Idade : 51 Localização : Loures Lisboa
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Qui Mar 27, 2014 7:03 pm | |
| gosto muito deste 929!!! pedem fortunas por eles, é pena! carro fantástico em todos os aspecto!! | |
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Fabio Vieira
Mensagens : 113 Data de inscrição : 30/10/2009 Idade : 35 Localização : Fátima
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Qui Mar 27, 2014 7:27 pm | |
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RuiMadeira
Mensagens : 297 Data de inscrição : 02/10/2009 Idade : 51 Localização : Loures Lisboa
| Assunto: Outros tempos...40 anos atrás!! Ter Dez 02, 2014 10:14 pm | |
| Agora ha dias fui a Loures, aqui ha uma casa de peças a Auto-mecanica Ideal de Loures "antigo representante Mazda, e que vendeu o "GN" em 74 ao meu Pai, o senhor em questão Senhor Ferreira, com o qual gosto muito de falar, tem, a semelhança do meu Paizinho que Deus tem, o condão de "saber a pouco", pessoa muito culta, fala com conhecimento de causa, "sabe a pouco"! E quando falamos sobre os 818`s o tempo voa!! Naquela tarde contei-lhe do negocio pendente que tenho aqui com um sedan branco, e que me está agonizar com o arrastamento do mesmo!! (nunca mais se faz o negocio!) falámos dos tempos das vendas e falei-lhe da questão dos bancos que gosto, os que vêm no catalogo, tipo backet!! Contou-me que se fartou de trocar estes bancos, porque a malta não gostava, diziam que não viam para trás!!! e montavam uns feitos lá em cima na Molaflex!!! (como é possivel!!??)! Enfim, disse lhe que o Branco que está embruxado (nunca mais sai o negocio!) tinha esses bancos! Falei-lhe deste Blog, e do Rx3 que alguns membros têm! Contou-me que teve um em exposição cá em Loures e que na epoca, foi experimentá-lo ali para zonas do Campo Grande aqui há mais de 40 anos atrás quando era uma avenida vazia, disse que assim que carregou no acelerador o carro desata a assoprar, que até se "cagou" todo!! Parou logo com a brincadeira!! Na apresentação um dos mecanicos falava-lhe do carro, e ele estava renitente com a questão da fiabilidade, este apenas disse e passo a citar: -Os gajos deram a volta ao motor, aquilo não parte, os japoneses fizeram o motor fiavel, podes estar descansado!! Eu estava deliciado a ouvir aquelas aventuras daquele tempo! Acabámos a conversa com mais uma observação a cerca do Rx3: -Sabe, aquilo puxava que era uma maravilha e queimava tudo!! Petroleo gasoleo etc... e rapidamente... -Bom até amanhã, não lhe levo mais tempo!! - e depois dum aperto de mão afastou-se novamente para a loja! Que momento!!! | |
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Flavio Vareta
Mensagens : 111 Data de inscrição : 01/11/2009 Idade : 39 Localização : Ourém
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Ter Dez 02, 2014 11:43 pm | |
| esses motores é k são uma reliquia.
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Gotex
Mensagens : 190 Data de inscrição : 09/08/2011 Localização : Porto
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Qua Dez 03, 2014 9:54 pm | |
| Rui essas conversas são sempre um doce para os nossos ouvidos. É fantástico partilhar certas histórias com esse tipo de pessoas. E seriam utilizadores de grande valor para um fórum como este!! Receio bem que daqui a 20 anos não se fale dos carros actuais com a mesma nostalgia que agora se fala dos Mazdas e outros carros da mesma época.... | |
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RuiMadeira
Mensagens : 297 Data de inscrição : 02/10/2009 Idade : 51 Localização : Loures Lisboa
| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões Qui Dez 04, 2014 1:05 pm | |
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correcto e afirmativo!!
Mais uma vez, se sairem com os vossos mazdas saquem fotos, façam textos, contem as avarias e como as solucionaram!
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| Assunto: Re: OHC vs Wankel engeniering - - Opiniões | |
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